Social Icons

Pages

29 de nov. de 2011

Treinamentos

Estou ministrando treinamentos para todos os tipos de usuários. Temos treinamentos sob medida. Nosso diferencial é focar no problema do usuário. Se alguém se interessar, entrem em contato pelo e-mail consultor.liborio@gmail.com


Implantar Totvs RM - 4º Passo Segurança

Para garantir a integridade e responsabilidade sobre os dados, é imprescindível configurar com muito cuidado a estrutura de segurança do sistema.

Em qualquer sistema corporativo ou ERP, a configuração mais importante que eu considero é a estrutura de segurança.

Você tem liberdade de criar qualquer estrutura, mas antes, uma dica: Pense em em TRANCAR TUDO e ir liberando aos poucos conforme a necessidade do usuário.

Aí é que está o segredo. Criar grupos (PERFIL). Nunca pense no acesso da pessoa (USUÁRIO), e sim, do grupo.

Uma pessoa deve ser associada ao no máximo dois grupos. Mais do que isso eu acho que fica muito difícil gerenciar, portanto, pense bem no que você irá fazer.

Nesse contexto, você pode criar a segurança pensando o seguinte: Eu tranco todas as portas de acesso e libero o acesso para um determinado grupo. E verifique qual ação esse grupo pode fazer: Criar, alterar ou excluir.

Outra dica: Eu nunca permito que os usuários "excluam" algo. Por muitas vezes, fizeram a pergunta chave: "Quem apagou essa informação". Pense bem, se ninguém pode excluir, nunca você precisará criar um "log" de exclusão. Só de criação e alteração. Em quase todas as tabelas, a informação ATIVA pode ser alterada para INATIVA ou CANCELADA. Isso é fácil de se registrar. A maioria das tabelas que contém informações importantes (PRODUTOS, CLIENTES, FUNCIONÁRIOS, MOVIMENTOS, REGISTROS DA PRODUÇÃO e outras) tem algum lugar para CANCELAR ou INATIVAR. Pense bem antes de permitir a exclusão de registros.

Para saber mais sobre segurança, acesse o link abaixo:

Cadastros de Segurança

Códigos de acesso ao banco de dados

Perfil

Usuários

28 de nov. de 2011

Implantar Totvs RM - 3º Passo Aplicativos

Instale na máquina dos usuários os aplicativos a serem utilizados.

Para instalar os aplicativos siga as instruções do link abaixo:

Instalar os aplicativos Totvs RM



Implantar Totvs RM - 2º Passo Biblioteca RM

A biblioteca RM é o "framework" dos aplicativos Totvs. Todos os recursos migrados para a plataforma .NET estão na biblioteca.

O interessante da biblioteca RM é que você pode utilizar "3 camadas". Esse tipo de instalação alivia o processamento dos desktops e concentrando no "servidor" todo o processamento  dos recursos .NET.
Como o framework carrega na memória do servidor os recursos mais utilizados, o serviço que é acionado várias vezes é executado mais rapidamente. Quem instalou em 3 camadas percebe uma sensível melhora na velocidade de processamento do aplicativo.

A premissa para a biblioteca funcionar corretamente é que na máquina  (servidor ou desktop), esteja instalado o Microsoft .NET Framework. Existem algumas versões desse aplicativo. É necessário e recomendado você instalar primeiro a versão 3.5 e depois instalar a versão 4.

Os recursos dos aplicativos que não foram migrados ainda, necessitam do BDE para funcionarem. Como é um sistema que o produtor não atualizou, é necessário algumas configurações adicionais para que ele funcione em um sistema operacional mais atual (Windows 2003/2008 64 bits, Windows Vista e Windows 7 64 bits).

Siga os links abaixo para instalar a biblioteca.

1) O que é arquitetura 3 camadas

2) Download Microsoft .NET 3.5

3) Download Microsoft .NET 4

4) Instalar biblioteca local

5) Instalar biblioteca em 3 camadas

6) Passo a passo instalar biblioteca 3 camadas

7) Instalar o BDE



Implantar Totvs RM - 1º Passo Banco de Dados


Instalar o banco de dados é primeiro passo.

No link abaixo, tem um material que explica como fazer isso de um modo bem prático.

Instalando o SQL Server 2005/2008

Instalando o Oracle

Por onde começar a implantar o RM ?


Uma pergunta recorrente é: POR ONDE COMEÇAR A IMPLANTAR O RM?

A resposta é muito lógica no primeiro momento:

1) Instalar o banco de dados;
2) Instalar os aplicativos;
3) Preencher as cadastros principais;
4) Importar cadastros de outros sistemas;
5) Treinar o pessoal;
6) Gerar relatórios

A lista acima é muito simples. Para quem nunca participou de um processo de implantação, isso pode parecer muito fácil, porém, não é tão simples assim.

Iniciarei uma série de posts que serão esclarecedores para que um iniciante consiga acompanhar o processo de implantação de um sistema ERP. O mais importante é a interação. Podem perguntar sem medo. Tentarei ser o mais claro e didático possível.

Utilizarei como referência todo o material oficial disponibilizado publicamente pela Totvs. É um ótimo material e acho muito desnecessário escrever tudo novamente, por isso, criarei links de referência sobre o "passo a passo" da implantação.

25 de nov. de 2011

Emissão da NFE por contingência

Pessoal,

Antes de tentar configurar o aplicativo para emissão, é interessante entender como funciona o processo de contingência.

Utilize o link abaixo para baixar o manual.

Manual da Contingência da NFE

Para ver o tutorial de como fazer, clique no link abaixo

Passo a passo Emissão NFE por contigência Modalidade DPEC


20 de nov. de 2011

Como parametrizar o ERP Totvs RM

Como fazer para implantar um ERP? Por onde começar?
Antes de instalar, parametrizar e treinar os usuários, há lições de casa a serem feitas.

Primeira lição:
Saiba quais são as necessidades da empresa.
Você deve saber quais são os resultados esperados pelos gestores da empresa. Isso te dará uma ampla visão de como você deve fazer e do que vai precisar para que isso aconteça.

Segunda lição
Saiba qual é a área que irá utilizar o sistema.
Se for somente uma área específica, entenda qual é a necessidade de integração com as demais áreas. Se for toda a empresa, identifique quais são os aplicativos a serem utilizados por cada área.

Terceira lição:
Conheça as funcionalidades do sistema.
Se você souber quais são os recursos oferecidos por cada aplicativo, você poderá utilizá-los da melhor forma, e na maioria dos casos, atenderá de uma forma eficiente sem a necessidade de customização.
Você pode obter esse conhecimento através de vários slides e apresentações fornecidos pela Totvs. A linguagem não é puramente técnica e apresenta todos os recursos disponibilizados pelos aplicativos

No link abaixo, tem muito material sobre os aplicativos:


Slideshare - Canal Totvs



Base para homologação da versão

Pessoal,

Quando você vai "homologar" uma nova versão ou uma nova biblioteca RM, você pode criar uma base independente para realizar os testes. O mais legal é que você pode utilizar essa base sem consumir licenças pelo LICENSE SERVER. Como fazer isso?

1) Restaurar um backup da base a ser homologada em uma nova DATABASE
2) Crie um novo ALIAS para acessar essa base (tenha certeza que a base está correta)
3) Acesse o RM pela nova MDI
4) Selecione SERVIÇOS GLOBAIS
5) Clique na aba SERVIÇOS
6) Clique no botão CONVERSOR PARA BASE DE DADOS DE TESTES

Atenção. Só realize isso na base teste. Se você fizer isso na base oficial, você perderá a validade da base oficial e não há como reverter o processo.

Fênix

Amigos:
Depois de ter deixado o blog parado, decidi separar um tempo para postar coisas que realmente interessam. Minha idéia é colocar conteúdos legais e que sirvam para todos. Darei mais ênfase do processo do que do aplicativo (sem deixar de lado alguns tutoriais).
Toda semana irei rechear o blog com informações úteis.
Obrigado pela audiência.
 
Blogger Templates